domingo, 13 de março de 2011

Recife

Viagem Nordeste 2010 - Parte 1

Dia 1 - 05 de janeiro de 2010, terça-feira


*** As anotações dessa viagem foram feitas, quase todas, a posteriori. Então, elas são bem mais esquemáticas e objetivos que o normal. De qualquer maneira, à medida que eu for passando a limpo, vou acrescentar um molhinho! ***

Em Recife, fomos até a Oficina Brennand, uma oficina de cerâmica, peças e azulejos de Francisco Brennand. O lugar é lindo, com jardins super agradáveis e bem cuidados, tudo decorado pelas peças bem eróticas e ousadas. Caminhando pela parte interna da oficina, ainda encontramos com o artista. O Dani tirou uma foto com ele e ele, cheio de si, me perguntou se eu também não queria uma foto com ele! É um passeio que vale muito a pena.
Na lojinha, tem camisetas lindas a venda e alguns dos famosos azulejos do Brennand. E ainda tem um bolo de macaxeira delicioso que, embora ainda fosse o primeiro dia, foi o melhor que comi na viagem toda!


Depois, fomos ao Instituto Brennand. É uma propriedade gigantesca, um castelo com lagos e jardins europeus exuberantes, de Ricardo Brennand, primo do anterior. (Mas eles não se dão nada bem.)
Tem uma mostra de Fran Post e o Brasil Holandês, com pinturas lindas sobre a época da dominação holandesa no nordeste do Brasil. O Museu do Castelo São João, uma torre que faz parte da propriedade, tem um acervo enorme de armas brancas, navalhas, espadas, armaduras.
Na volta, passamos pelo Apipucos, uma praça com casario antigo, e pelo Poço da Panela, bairro com casas lindas, onde mora Ariano Suassuna.
Almoçamos, já bem tarde, no restaurante Parraxaxá, no bairro de Casa Forte. É bem mais ou menos...
Voltamos para o hotel e demos um passeio curto na praia de Boa Viagem.

Dia 2 - 06 de janeiro de 2010, quarta-feira
Começamos o dia no Parque das Esculturas de Brennand, em frente ao Marco Zero, praça no centro de Recife, para onde cruzamos de balsa.
Daí, fomos caminhando à Rua do Bom Jesus, onde ficam a Primeira Sinagoga das Américas e a Embaixada dos Bonecos Gigantes.

Continuamos o passeio, com o nosso taxista contratado pelo dia, passamos pela Praça da República, Palácio do Governo, Teatro Santa Isabel, Pálacio da Justiça, de onde se vê a rua Aurora, que é uma graça.


Passamos pelas pontes Maurício de Nassau (a primeira ponte da cidade) e pela Ponte Boa Vista (feita toda de ferro). Fomos ao Mercado São José, que vende comida (queijos, carnes, especiarias, grãos) e toda sorte de mercadorias (sapatos, roupas, bibelôs, lembranças de viagem, brinquedos de criança). Ao redor do Mercado, fica o Saara recifense.
Depois, fomos à Casa de Cultura de Pernambuco, um antigo presídio, hoje ocupado por vários artesãos. Cada cela tem uma lojinha. É bem simpático.
Daí, subimos para Olinda, passando pelo lindo casario da rua do Amparo e Ladeira da Misericórdia. Fomos também à Igreja do Amparo, Igreja da Misericórdia e Alto da Sé, de onde tem uma vista linda do Recife. Em todas as igrejas, tem vários guias que saem te acompanhando repetindo a ladainha deles. Se entrar na onda e ouvir, tem que dar uma graninha no final. Se quiser lutar contra eles, vai sair da guerra bem cansado e irritado! É melhor aproveitar a paisagem, as pílulas de informação e o fotógrafo!


Bem no estilo almo-janta, fomos comer no restaurante Oficina do Sabor, na rua do Amparo. É bem famoso e uma delícia. Tem, inclusive, prato da Boa Lembrança.
Terminamos o dia com uma caminhada noturna e deliciosa na praia de Boa Viagem, com direito à parada no Point do Açaí, mega bombação na praia, com senha e tudo!

Dia 3 - 07 de janeiro de 2010, quinta-feira

A  princípio, o dia de hoje seria curto. Então, demos um passeio muito gostoso de bicicleta na praia de Boa Viagem. Depois, ainda demos um mergulho e nos arrumamos para ir ao aeroporto.
Depois da confusão da Tryp / TAM, conclusão: perdemos o voo para Noronha e ganhamos a causa na justiça.
Voltamos para o hotel e acabamos despediçando o dia. Fomos ao Shopping Espaço Alfândega, Shopping Recife e tomamos um drinque no Bar Orla, no Hotel Intercontinental, na praia de Boa Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário