domingo, 27 de janeiro de 2013

Bélgica (Liège) e Luxemburgo


9 de abril, segunda-feira
LIÈGE, BÉLGICA

Dia de trânsito, com chegada à estação de Liège-Guilemins (projetada por Santiago Calatrava) quase às 21h. Depois do check-in no hotel, caminhamos um pouco pelas ruas vazias, sob uma chuva fina, até a Place de l’Opera. Jantamos num bistrô que oferecia um festival de aspargos. Comi um rigatoni com lascas de parmesão, pignoli e aspargos. Mamãe pediu aspargos a la flamande. De sobremesa, o típico chocolat liegois, uma copa de sorvete de chocolate, caldas mil e o vero chantilly.
Foi uma boa recepção europeia.

10 de abril, terça-feira
LIÈGE, BÉLGICA - LUXEMBURGO

Saindo do hotel, caminhamos até a Place St. Lambert, o coração da cidade. Ao redor da praça, ficam a Galerie St. Lambert e o Palais Prince Eveques, duas construções lindas. Quase ao lado, fica a Place Du Marché, com o Hôtel de Ville e o Perron, monumento que simboliza a liberdade dos habitantes de Liège.


Continuamos caminhando pela Ferronstree, a principal rua de comércio da cidade. Passamos em frente ao Musée Curtis e à Église de St. Barthelemy, que fica numa praça gracinha. (Tinha várias árvores da mesma espécie, mas elas estavam em três estações diferentes, uma ainda na primavera, florida, outra já no outono, com as folhas avermelhadas já caindo, e uma outra já no inverno, carequinha.)
Fomos até o rio Meuse, só para dar uma olhada, e voltamos caminhando pela rua de cima, Rue Hors Château. Passamos em frente à subida para Montagne Bueren, uma escadaria super íngreme, com 407 degraus, que leva até a Citadelle e um ponto de observação panorâmica. (Eu super quis subir, mas mamãe achou mais prudente continuarmos no plano.) Então, continuamos pela Hors Château e passamos diante do Musée de la Vie Wallone. Seguindo mais um pouco, voltamos à Place St. Lambert.


Descendo pela rue Leopold, caminhamos pela Rue de la Cathedrale, voltando para o hotel. Em frente à catedral, tem uma praça e ruas peatonais lindas. É tudo arrumado e florido, mesmo debaixo de chuva. Chegamos ao hotel, descansamos 10 minutinhos e nos mandamos para a Gare do Calatrava. Fizemos um lanchinho antes de enfrentar a viagem de trem.
Chegamos ao hotel de Luxemburgo quase às 17h, mas ainda assim caminhamos por quase todo o centro principal. Descendo pelas ruas peatonais do centro, passamos pela Place d’Armes e pela Place Guillaume II. A cidade é realmente um luxo, é a Europa dentro da Europa. O comércio é chique e tudo é ultra organizado. Passamos em frente à linda construção do Palais Grand-Ducal e chegamos ao Plateau du St. Sprit. Compramos uma quiche pour en porter no único lugar que estava aberto e comemos no meio da rua.
O Plateau é um verdadeiro centro de justiça, que congrega todos os prédios. A vista da cidade   alta e da baixa é linda com as casas, tetos e muralhas da cidade. Por um elevador, descemos até a Ville basse (ou “Grund”). O passeio, as casas, tudo é lindo e muito bucólico. É bem mais romântico do que se esperaria da capital e centro comercial da União Europeia.



Voltamos para o hotel e demos um mergulho na piscina aquecida. Nos arrumamos e fomos jantar no La Pomme Cannelle, um dos melhores restaurantes da cidade, do lado do hotel. Eu comi um beauf charolais com purê de abóbora trufado e a mamãe, hommard com St. Jacques e uma espuma saborosíssima. De amuse bouche, serviram uma espuma de limão tahiti com tartar de atum. Dispensei o tartar, mas a espuma estava superb. Para acompanhar, tomamos um cremant de Luxembourg, o espumante local, que usa uvas chardonnay, pinot noir e riesling.

2 comentários:

  1. Olá Lulu, Gostei muito do seu blog e gostaria de entrar em contato por email! Você poderia me enviar seu contato? Um Abraço, Natacha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natacha.
      Obrigada pela mensagem. Eu te mandei uma mensagem para o email que aparece no Google + com os meus contatos. De qualquer maneira, pode me escrever para luache@gmail.com.
      Um beijo!

      Excluir