segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Paris - O apartamento e a ilha

Viagem França 2010 / 2011 - Parte 1

Dia 01 - 29 de dezembro de 2010, quarta-feira

Em vez de ficar em hotel, dessa vez alugamos um apartamento um Paris. Achei uma ótima opção. Em termos de preço, sai praticamente a mesma coisa que um hotel. Às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos. Mas o charme de ficar em um apartamento em Paris não tem preço.
Além disso, uma coisa que não foi um diferencial para ficar no apê, mas que depois acabou sendo ótimo é o esquema de ligações gratuitas para qualquer número fixo no Brasil. Acabei compartilhando minha viagem in loco. Isso foi muit legal!
Para quem quiser descobrir esse novo mundo, http://www.meuparis.com/.
Descobri o site no blog Conexão Paris.

O nosso apartamento era numa ruazinha bem pequena (que quase todos os taxistas conheciam - fiquei chocada!), praticamente na esquina de Boulevard Montparnasse e Raspail, perto de onde era a minha Aliança e meio perto também da casa da Madame Mimi, bem pertinho do Jardin du Luxembourg.


Nesse dia, jantamos no La Coupole, que é um restante bem famoso. Ele é todo decorado, num ar meio chique. O carro chefe são os crustáceos. Vem um prato enorme cheio de conchas, só no gelo. Não comemos a assiete de fruits de mer, mas a nossa comida estava boa. Só que não é estrelada. Jantamos cedo porque, com o voo, acabamos não almoçando. Quando saímos do restaurante, por volta das 8h, tinha uma mega fila de espera.

Dia 02 - 30 de dezembro de 2010, quinta-feira

Antes de viajar, comprei o guia de Bistrôs de Paris, do Alex Herzog, dica da Rapha. Foi ótimo. Tentamos ir a vários restaurantes do guia, mas nem todas as tentativas foram bem sucedidades (mais para frente vocês vão ver).
Esse dia, por exemplo, fomos até o Marais e tentamos ir ao Les Philosophes para tomar café, mas não tinha café... Então, fomos ao L'Etoile Manquante, que fica ao lado, na rue Vielle du Temple.
Fizemos quase todos os nosso trajetos de táxi. A relação custo x benefício foi ótima. Era rápido, quentinho e ainda íamos vendo a cidade.
O nosso passeio pelo Marais foi super agradável, passando pela rue de Francs-Bourgeois, rue de Rosiers, todos os Hôtels (antigas mansões que viraram museus, órgãos públicos ou continuam sendo belíssimas residências) e a Place de Vosgues e as linhas galerias de arte sob as arcadas da praça.



Vimos a exposição "Metamorphose des Materiaux", com peças feitas de todos os tipos de materiais imagináveis, e entramos na Galeria Yellow Korner, que tem em vários outros lugares de Paris também. É uma galeria de fotos, tudo muito bonito e de bom gosto.
Daí, fomos andando até a Île de la Cité, passando pelo Hotel de Ville e a tradicional pista de patinação no gelo (com uma fila enorme, cheia de crianças).
Na ilha, entramos na Catedral de Notre-Dame, que eu adoro, mas não subimos nas torres (mais filas).



Também passeamos pelo Marche aux fleurs (hoje não tinha os oiseaux) e pelas ruazinhas da ilha, que tem um comércio lindo.

Almoçamos na Ile Saint-Louis, no restaurante Les Fous d'Île, indicado pelo Herzog e pela Rapha. A decoração é uma graça, tudo com galinhas, embora a galinha não seja o prato principal. O ambiente é muito agradável. De entrada, comemos uma terrine de foie gras com pêra assada e eu comi cannette (a mulher do canard) aux poivre avec lentille. Estava muito bom.



Voltamos caminhando e passeando pelas ilhas, flanando por Paris. O passeio continuou pela rive gauche, até a nossa casa. Caminhamos pela rue Dauphine, St Andres des Arts, rue de Seine, rue de Rennes, boulevard Raspail, rue d'Assas, Vavin, Notre Dame des Champs.

2 comentários:

  1. Ai, Lulu! Nunca fui à Paris, mas com seu relato fiquei com água na boca!!! As fotos estão lindíssimas!!!! Até hoje tenho meu caderninho de nossa viagem a BoA, sabia? Acho que peguei esse hábito de você!!!! Obrigada, pois é sempre uma delícia reler aquilo que sentimos e vivenciamos em nossas viagens!!!!

    Um beijo pra você e pro Dani!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Li! Ainda tem muito mais dessa viagem. Foi incrível!

    ResponderExcluir