sábado, 16 de abril de 2011

Fernando de Noronha

Viagem Nordeste 2010 - Parte 3

Dia 07 - 11 de janeiro de 2010, segunda-feira

Depois de um dia super puxado, foi resolvemos fazer uma programação mais leve.
Fomos até a Praia Cacimba do Padre, uma praia ótima para surfe, com boas ondas e com a melhor vista para os dois irmãos. Tem até uma piscininha para quem não quer se aventurar nas ondas! Adorei!

À direita, fica a Praia do Bode. Fomos passando pelas pedras até chegar lá. Em alguns momentos, fica meio difícil. Além disso, dá a impressão que, se a maré encher, você não sai de lá nunca mais... Deu um nervoso, mas foi ótimo. Foi uma ótima manhã de praia.
Almoçamos no restaurante Xica da Silva. Estava tudo ótimo e o lugar é bem agrádavel. Comi um peixe com molho pesto e bure de batata gratinada. Rico! Esse é um dos poucos restaurantes da cidade que não fecha às 15h. Então, fizemos um almoço bem tardio e fomos descansar. Dia bem relax!


Dia 08 - 12 de janeiro de 2010, terça-feira
Hoje fizemos a trilha longa de Atalaia. O passeio é lindo e super recomendável, mas tem um detalhe. Há duas opções: a trilha longa e a curta. A curta vai até a praia de Atalaia e volta. A grande da volta pelo outro lado da ilha, caminhando sobre as pedras. Às vezes, é incomodo e um pouco difícil. Dá medo de as pedras rolarem e você cair e se machucar. Mas eu gostei.
Primeiro, caminhamos até a Praia de Atalaia, onde tem um berçario natural de peixes, com as espécies bebês (tubarão, polvo, lagosta, ouriços, peixinhos coloridos de mil formatos). A água tem só de 60cm a 80cm de profundidade e não pode tocar no chão para não matar os corais. Tem que boiar! Se você pisar ou encostar na areia, um guardinha apita. Se ele apitar três vezes, você é obrigado a sair da "piscina". É difícil e cansativo ficar só boiando o tempo todo, sem se apoiar em nada, mas é muito legal ver os mini-peixes!
Daí, seguimos para a trilha longa, até o extremo rochoso da ilha, no Mirante da Pontinha. O mirante é magnífico. A vista do mar é espetacular. A ilha é um deslumbre! Descemos pelas pedras até uma outra piscina para um mergulho. Dessa vez, o mergulho foi no meio das pedras. Era bem difícil era na água, principalmente porque a maré estava subindo e piorando ainda mais as coisas... A trilha termina pelas pedras, até a Praia da Caeira, que fica pertinho do Mirante da Air France.

Almoçamos no restaurante Acqua Marine, que fica no Hotel Dolphin. Eles liberam o uso da piscina para os clientes do restaurante, enquanto aguardam a chegada do prato. Foi ótimo, que assim nem lembramos que estávamos com tanta fome!
Esse foi um dos fins de tarde mais agradáveis. Primeiro, fomos até o Mirante do Boldró. A casinha do mirante está meio abandonada, mas estava uma delícia. Estava na sombra, batendo um vento gostoso, num clima ótimo! Descemos até a praia e demos um passeio pela areia. A Praia do Boldró parece ser ótima, com boa infra e uma casinha linda.
Para fechar o entardecer com chave com de ouro, fomos até o Mirante do Fortinho (Mirante do Forte de São Pedro do Boldró) ver o por-do-sol. Fiquei chocada com a quantidade de gente que tinha lá. Deviam ser mais de 200 pessoas... Conseguimos um lugar ótimo, sentamos no chão, num declive e esperamos até o por-do-sol. Foi lindo, daqueles que todo mundo bate palma. E ainda tinha gente com violão, cantando.
Brincamos muito com a máquina e com as luzes azuis e vermelhas do céu. LINDO!
Para dar aquela última voltinha na chave antes de dormir, comemos uma pizza no Bar do Cachorro. A noite foi linda, com lua, estrelas e ventinho! Delícia!

Dia 09 - 13 de janeiro de 2010, quarta-feira

Passamos a manhã arrumando as nossas coisas e descansando. Comemos alguma coisa bem levinha e fomos até o cais, onde pegamos o barco que nos leva até a Ilha Rata, para o Batismo de Mergulho. Foi bem diferente do que eu imaginava e eu não arreguei! No início, ainda no barco, enquanto estavam passando as instruções, fiquei com bastante medo. Ainda por cima o Dani não estava comigo, porque ele ia fazer um mergulho expert... Quando começamos a descer e senti uma pressão bem leve no ouvido, nada que eu não sinta no avião ou descendo de um elevador muito alto. A única coisa que aconteceu que me incomodou um pouco é que entrava água na máscara toda hora. A instrutora tinha me ensinado a tirar e eu ficava tirando toda hora. Para tirar a água da máscara, tem que olhar um pouco para cima e apertar a máscara entre os olhos. Teve uma hora em que eu olhei para cima e só vi água. É um pouco angustiante, mas o segredo é não pensar! Vi moreia, barracuda e vários outros peixes.
numa hora, fui olhar uma moreia que estava escondida debaixo de uma pedra e virei a cabeça de lado. Aí entrou água no meu ouvido... Mas, no geral, foi um sucesso! Principalmente pela minha superação!
O mergulho terminou já eram quase 6h. Fomos direto para a Pousada do Zé Maria e fizemos uma massagem deliciosa. Enquanto o Dani fez a massagem dele, fiquei na rede, descansando, ligando para todo mundo para contar minhas proezas! Depois foi a minha vez e foi ótimo, perfeito para uma viagem com tantas emoções e tanto exercício!
Depois da massagem, participamos do Festival Gastrônomico do Zé Maria, que estava incluído no pacote da nossa pousada. Foi incrível! Tinha todos os pratos possíveis e imagináveis. Todos os peixes, de todos os tipos, todas as carnes, massas. É um vero festival, e uma grande orgia. As sobremesas também são espetaculares! Foi tudo incrível!
Durante o jantar, acabou a luz da pousada algumas vezes. Isso é muito comum em Noronha e acontece nos restaurantes e pousadas. Em seguida entrava o gerador ou voltava a luz. Mas também é divertido, faz parte do clima da ilha.

Dia 10 - 14 de janeiro de 2010, quinta-feira
Último dia de Noronha, nos despedindo da nossa linda pousada, Simpatia da Ilha. Recomendo, mas não pode ficar dentro da casa. Tem que ficar no chalé ou nos quartos de trás.
Para encerrar com as mais belas vistas e praias de Noronha, fomos primeiro ao Mirante da Baía dos Porcos. A vista é deslumbrante. Tivemos muita sorte de só pegar dias lindos!

Para terminar com a praia mais linda, descemos de novo na Praia do Sancho, mas dessa vez para curtir a praia e o mar. Mergulhamos, caminhamos, nos aventuramos mar adentro, tentando chegar um pouco mais perto de onde param os barcos, e tem vários peixinhos, e voltamos!
Almoçamos no Cacimba Bistrô, voltamos para a pousada, tomamos banho e nos mandamos para Natal.
Noronha é realmente maravilhoso, um lugar para voltar, com certeza!
Pegamos o transfer no aeroporto e fomos direto para Pipa. Só chegamos no hotel bem tarde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário