quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Espanha - Granada


Day 5 – 14 de janeiro, segunda-feira
Hoje de manhã, descansamos bastante e, quando saímos para ir até a Catedral, começou a chover. Ao chegar ao centro histórico, estava tudo fechado para a siesta. Para não perder viagem, entramos no bus turistic, que nos leva pelos principais pontos da cidade.
O ônibus cruza o rio, vai até Alhambra, passa pelo Parque de las Ciencias, Parque Garcia Lorca e Plaza de Toros. Daí, volta ao ponto de partida. Descemos, vimos a Capilla Real (dos reis Fernando I e Isabel) e a Catedral, que é enorme e toda branca, o que a faz parecer ainda maior.
Ao lado da Catedral, fica o mercado da Alcaicería, com várias lojinhas para turista. Passamos pelas praças mais importantes de Granada, Plaza Bib Rambla (o último sultão árabe) e Plaza Nueva, onde almoçamos no restaurante Hacienda Plaza. Mais das deliciosas tapas espanholas!
Alcaicería
Daí, voltamos para o hotel pela calle de los Reyes Católicos e calle Recogidas, vendo o comércio e o movimento, como diz a Nonna. Descansamos um pouco e, mais tarde, saímos para comer um prato de surtido de chacinas, no restaurante La Cueva, perto do hotel.


Day 6 – 15 de janeiro, terça-feira
Hoje acordamos cedo e fomos direto para Alhambra. Começamos a visita circulando o muro pelo lado de fora e entramos em frente ao palácio Carlos V. As construções católicas (pós 1492) são renascentistas, com os salões interiores menos decorados que o exterior. Já as construções mouriscas são muito austeras por fora e super requintadas por dentro.
O palácio Carlos V é uma construção quadrada com um pátio interno redondo.
Depois, passamos para as construções mouriscas. Felizmente, nem tudo foi destruído pelos reis católicos. Eles adaptaram muita coisa, que foi, mais tarde, recuperada.
Passamos pelo Pátio de Arrayanes, o ponto mais conhecido de Alhambra, no qual a fachada se reflete num espelho d’água, pelo Salón de los Embajadores, todo decorado do chão ao teto, representando, no teto, os sete céus muçulmanos para chegar a Alá.
Pátio de Arrayanes
O Pátio de Mexuar fica na parte judicial e é lindo, com uma pequena fonte no centro e as paredes inteiramente decoradas. O Pátio de los Leones é um claustro lindo, mas a fonte estava sem os leões, que estavam sendo recuperados.
Pátio de Mexuar
Vimos, por fim, a Sala Abencejares, rivais do sultão Boabdil, que mandou matar todos os homens do reino, pois não sabia qual era o amante de sua mulher. Terminamos a visita no Jardim do Generalife, a casa de verão do rei. Os jardins são muito agradáveis.
Saímos de Alhambra e fomos ao Mirador San Nicolás, em Albaicín, de onde se vê todo o conjunto perfeitamente. Comemos e desfrutamos da vista estupenda.
Seguindo uma dica errada de um local, descemos todo o Albaicín pelo lado oposto. Então, pegamos um táxi que nos levou até El Bañuelo, que estava fechado. (Fica para a próxima a visita aos banhos públicos.)
Descemos pelo Carrer Dario e chegamos à Plaza Nueva. Já era hora de voltar ao hotel, pegar o carro e seguir para Málaga.
Chegamos em Barcelona às 22h, deixamos as coisas no hotel e fomos jantar no El Gran Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário